Hotel Quinta de Santiago

Lufrei, E.M. 573, Amarante

 

O terreno da pretensão tem uma área total de 40 305,00 m2 situado à margem da Estrada Municipal 573, a aproximadamente quatro quilómetros do centro de Amarante. O local é caracteristicamente montanhoso, com declives acentuados, e rodeado de extensas áreas arborizadas e rurais.

O projeto assentou nos seguintes princípios:

– Manutenção da casa existente como âncora para a implantação do edifício a ocupar com quartos, receção e serviços principais;

– O respeito pela topografia natural do terreno, com volumetrias adequadas, implantadas preferencialmente nas “plataformas” existentes;

– Implantação de um segundo corpo em cotas ajustadas ao terreno, ocupado com apartamentos e dotado de estacionamento próprio;

– Introdução de um segundo acesso a Norte;

A casa existente, em forma de “U”, tem dois pisos e implanta-se sobre um pátio dominante sobre todo o terreno. Previu-se dois novos volumes autónomos, com três pisos, unidos por um corredor de circulação que os liga com a casa existente, formando um pátio central a coberto com uma estrutura constituída por elementos metálicos e vidro.

Instalou-se, numa zona central dois elevadores panorâmicos que permitirão aos hóspedes o contacto visual com a paisagem montanhosa.

Na casa existente ocupou-se o piso superior com quartos, duplos e uma suite, servidos por um corredor de circulação virado para o pátio coberto. No piso térreo atual instalou-se o restaurante e espaços complementares.

Mais a nascente implanta-se um edifício com três pisos, ocupado com 21 unidades de alojamento, constituídas por apartamentos T1 e T2.

O complexo turístico irá dispor de um total de 104 unidades de alojamento (15 Quartos Individuais, 61 Quartos duplos, 7 Suites, 6 Apartamentos T3 e 15 Apartamentos T2).