Casa Particular – Valongo

A construção é de um piso, e constituída por garagem, cozinha e lavandaria, wc de serviço e um espaço destinado a arrecadação. Sala comum e sala de música (uma área especificamente pensada e dimensionada para a reprodução de música gravada ou encontros lúdicos privados) e, finalmente, três quartos de dormir com banho privativo.

A parede que esconde a habitação tem apenas duas aberturas para espaços abertos e ajardinados: uma constitui-se como um jardim interior para ser usufruído no percurso da garagem para a habitação, ou mesmo do compartimento denominado como arrecadação; a outra tem várias funções, como sejam “deixar” espaço para a intromissão do volume da sala de música no espaço visual aberto para a rua, albergar a entrada principal e um pequeno jardim que introduz iluminação e ventilação naturais na área dos quartos e junto do acesso à sala de música.

Com uma cobertura plana em zinco, a solução final resulta num volume muito agarrado ao terreno, de formas globais simplificadas e que privilegiam o contacto dos vários espaços com o exterior ajardinado.